domingo, 24 de janeiro de 2016

Buracos Negros


   O buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem na velocidade da luz, pode escapar. Este é o resultado da deformação do tempo-espaço, causada após o colapso gravitacional de uma estrela, com uma matéria astronomicamente maciça e, ao mesmo tempo, infinitamente compacta, e que, logo depois desaparecerá dando lugar ao que a Física chama de, singularidade, o coração de um buraco negro, onde o tempo para e espaço deixa de existir. Um buraco negro começa a partir de uma superfície denominada  Horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar. O adjetivo negro em Buraco Negro se deve ao fato deste não refletir a nenhuma parte da luz que venha atingir seu horizonte de eventos, atuando assim como se fosse um corpo negro perfeito em termodinâmica.
   Acredita-se, também, com base na mecânica quântica, que buracos negros emitam radiação térmica, da mesma forma que os corpos negros da termodinâmica a temperaturas finitas. Esta temperatura entretanto, é inversamente proporcional à massa do buraco negro, de modo que observar a radiação térmica proveniente destes objetos torna-se difícil quando estes possuem massa comparáveis as das estrelas.
   Apesar de os buracos negros serem praticamente invisíveis, estes podem ser detectados por meio da interação com a matéria em sua vizinhança . Um buraco negro pode, por exemplo, ser localizado por meio da observação do movimento de estrelas em uma dada região do espaço. Outra possibilidade da localização de buracos negros diz respeito a detecção da grande quantidade de radiação emitida quando a matéria proveniente de uma estrela companheira espirala para dentro do buraco negro, aquecendo-se a altas temperaturas.
   Embora o conceito de buraco negro tenha surgido em base teóricas, astrônomos têm identificado inúmeros candidatos a buracos negros estrelares e também indícios da existência de buracos negros super maciços no centro de galáxias maciças. Há indícios que no centro da própria Via Láctea , nas vizinhanças de Sagitário A deve haver um buraco negro com mais de 2 milhões de massas solares.

Formação de um buraco negro


Um buraco negro forma-se quando uma estrela super macica fica sem combustível , o que faz seu núcleo diminuir até ficar reduzido a uma fração de seu tamanho original. Quando isso acontece, a gravidade produzida por ela sai do controle e começa a sugar tudo o que encontra. Ela começa a sugar a massa da estrela, fazendo isso tão rápido que se engasga e expele enormes torrentes de energia. Ela é tão forte que fura a estrela e lança mais jatos de energia e a estrela finalmente explode ( essa explosão é chamada de supernova). Em apenas um segundo a explosão é capaz de gerar  100 vezes mais energia que o nosso Sol produzirá em toda a sua existência, o que resta no centro é o buraco negro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário