terça-feira, 22 de dezembro de 2015

HISTÓRICO: Americanos lançam satélites e faz foguete pousar de volta em plataforma


''Não consigo acreditar, acredito que é um momento revolucionário, ninguém havia antes conseguido recuperar um lançador orbital intacto''; disse Elon Musk. 




   Num efeito histórico, a empresa americana SpaceX, do multibilionário Elon Musk, conseguiu realizar opouso de um foguete Falcon 9 ( na Florida)  após o equipamento enviar satélites ao espaço. É a primeira vez que um foguete vai ao espaço e retorna em pouso vertical. A operação foi motivada pelo objetivo de reduzir custos e de transformar os foguetes em naves com possibilidade de reutilização.
   A SpaceX não só conseguiu colocar 11 satélites comerciais simultaneamente em orbita terrestre baixa como realizou com sucesso o pouso do primeiro estágio do foguete em uma plataforma em Cabo Canaveral. O lançamento se segunda feira (21) completou uma rede de 17 satélites, no total de 200 milhões de dólares, que fornecerá serviços de mensagens entre máquinas, como entre varejistas e navios de contêineres.
   A decolagem ocorreu entre às 20h29 (23h29 horário de Brasília)  de Cabo Canaveral- Flórida, e foi transmitida ao vivo pela internet. Poucos minutos depois do lançamento, a primeira fase do foguete (que dar a potência na decolagem) se despreendeu e iniciou o retorno à Terra, enquanto a segunda fase manteve a propução dos satélites para o espaço.

 

   Graça aos motores que amenizaram a queda, o primeiro estágio desceu suavemente e pousou de forma vertical 11 minutos após o lançamento, o segundo estágio colocou em orbita, com sucesso, os satélites da campanhia de comunicações ORBCOMM, com sede em Nova Jersey.
    Recuperar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 permitirá à SpaceX poupar muito dinheiro, já que atualmente os componentes destes aparelhos custam milhões de dólares e serão destruídos a cada lançamento.
   Além disso, o efeito marca a volta triunfante da empresa aos negócios de foguetes , em sua primeira missão desde um acidente devastador em meados do ano. No dia 28 de Junho, um Falcon 9 explodiu dois minutos após ser lançado, destruindo uma nave de carga não tripulada Dragon com provisões para os astronautas que vivem na Estação Espacial Interacional. (ISS).


Imagem de um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX







Fontes.: Site OGLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário