quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Eclipse Solar


Os Eclipses geralmente são formados quando o Sol, a Terra e a Lua ficam situados em mesmo alinhamento, o exemplo do Eclipse Solar é quando a Lua fica entre o Sol e a Terra , quando esse fenômeno acontece, o Sol desaparece, dando a visão de uma estrela toda escura, diferente do Eclipse Lunar, o Solar só pode ser totalmente visto na parte em que a Lua se situa naquele momento, formando uma grande sombra na terra. Caro leitor, você deve se perguntar, a Lua é muito menor que o Sol, como ela o  pode cobrir totalmente ?. Como a distancia da lua para terra é bem menor que a distancia do sol para a terra, é possível enxergarmos o sol e a lua do mesmo tamanho, mas na verdade a Lua não consegue cobrir o Sol totalmente devido ao seu tamanho, é por isso que em alguns lugares não é possivel ver o Eclipse, ou ver metade do Sol coberto pela Lua.

Existem três tipos de Eclipses:

  • Eclipse Total- Quando o sol fica totalmente coberto pela Lua.
  • Eclipse Parcial-Quando apenas uma parte do Sol fica coberto pela lua.
  • Eclipse Anular- Quando a Lua está muito distânte da Terra em sua orbita, e consegue cobrir apenas o centro do disco solar.
 Eclipse Solar só ocorre quando a Lua esta na fase Nova, porque a Lua está entre o Sol e a Terra, caso ela esteja na fase Cheia, o Eclipse será Lunar, porque a Terra estará entre a Lua e o Sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário