Para começar, é bom sabermos o que é uma Lua e como diferenciarmos dos outros corpos celestes. Lua é o satélite natural da terra, ou seja, ela não tem luz própria e depende da luz do Sol para iluminar a noite, ela absorve a luz do dia para emitir a noite e isso a diferencia de todos os outros corpos celestes . No total são 157 Luas que existem em nosso sistema solar. A Terra tem 1 Lua, Marte tem 2 Luas, Júpiter tem 63 Luas, Saturno tem 50 Luas, Urano tem 27 Luas, Netuno tem 13 Luas e Plutão tem 1 Lua. Não posso falar de todas porque ia demorar muito, mais separei 11 Luas mais estranha do sistema solar.
A LUA
A lua é o satélite natural do planeta Terra,tem aproximadamente uma distância de 384.405 km. Sendo que essa Lua foi a única a receber seres humanos. Seu diâmetro é de aproximadamente 3.500 km, seu tamanho é de 80 vezes menor que a Terra, sendo composta por gases Oxigênio e Nitrogênio, estimula-se que ela contenha água. Sua parte iluminada apresenta uma temperatura de 127 °C, e sua parte escura tem em torno de - 170°C.
IO
Uma das quatros grandes Luas de Júpiter, Io é conhecida como ''fogo do inferno'' do sistema solar devido a intensa radiação e constante erupções vulcânicas, além de ser um pouco maior que a Lua da Terra, Io é o quarto maior satélite do sistema solar. Seus vulcões atingem temperaturas próximas de 1.700ºC, cuspindo 100 vezes mais lava do que todos os vulcões da Terra podem reunir, essa cor totalmente de aparência estranha é causada pela grande liberação de composto de enxofre que também ocorrem durante as erupções.
JÁPETO
Jápeto, é a terceira maior Lua de Saturno, se apresenta como excêntrica por possuir duas cores diferente, uma escura, outra clara, com 1.436,0 km de diâmetro, o satélite é achatado nos polos. O hemisfério que conduz a rotação de Jápeto é totalmente escuro, refletindo apenas uma pequena parcela de luz solar incidente, enquanto o hemisfério contrário é mais efetivo. Por isso, Jápeto é conhecido como corpo celeste com maior variação de brilho do sistema solar.
EUROPA
Europa é coberta por uma crosta de gelo rachada que se assemelha ao ártico da Terra. Seu Núcleo rochoso, no entanto, é aquecido pelo calor das marés, um resultado da mudança de atração gravitacional de Júpiter. Isso provavelmente, gera calor suficiente para manter um oceano baixo da superfície congelada de Europa. E, junto com Marte, o local mais provável onde os cientistas acreditam que possa haver vida extraterrestre.
ENCÉLADO
Encélado é muito violenta. Um conjunto de gêiseres cris explosões de vapor e cristais de gelo. Quando retorna a superfície, o material expelido cai como neve, formando um revestimento brilhante no inverno que torna branco o objeto no sistema solar. A temperatura é de cerca de -198°C, mas fria que as outras luas de Saturno, porque reflete praticamente toda luz recebida pelo Sol. pesquisadores já afirmaram a existência de oceano de água salgada na altura da calota de gelo do polo sul do satélite, recentemente, foi mandado uma nave para investigar melhor essa existência de água.
PAN
A maiorias das luas apresentam formato redondo e liso, Pan é diferente, tem um formato de disco voador, como lua de Saturno, pan fica situada dentro de um dos anéis desse planeta, o anel A. Pan tem medições aproximadas de 35 km por 23 km
ATLAS
Atlas é muito similar a Pan, tanto no formato quanto no local, pois também é uma lua de Saturno e também esta situado no anel A de seu planeta, estimula-se que esse satélite tenha 40 km de altura por 20 km de largura.
NEREIDA
Enquanto as maiorias das luas suavemente circunda planetas, Nereida é muito diferente. Este satélite de Netuno moderadamente irregular é medíocre de tamanho (cerca de 340 km), viaja na orbita mais excêntrica de uma lua no sistema solar- uma montanha russa que faz subir mais de 9 milhões de quilômetros para depois mergulhar 1,4 milhões de quilômetros na direção de Netuno.
TITÃ
Titã, maior lua de Saturno e a segunda maior de sistema solar, também supera em diâmetro o planeta Mercúrio e a lua da Terra, Titã é uma vez e meio maior. É talvez a mais estranha das luas porque é muito semelhante a terra, também conta com lagos, montanhas e cavernas. A expressa atmosfera de Nitrogênio detêm névoas, poluição e nuvens de chuva. No entanto, as aparências podem enganar. Titã esta 10 vezes mais longe do Sol do que a Terra, e , sob uma luz fraca, sua superfície tem -180º C.
GANÍMEDES
Principal lua de Júpiter e maior do sistema solar, com diametro de 5.270 km, tem um volume três vezes maior que o do satélite da terra. Os cientistas observam em seu interior uma fonte de campo magnético que sugere a existência de um núcleo com convecção de metal líquido. Esse grande satélite foi descoberto em 1610 e é umas das quatros luas descobertas por Galileu Galilei na orbita de Júpiter. Em condições favoráveis de tempo, Ganímedes pode ser vista a olho nu.
TRITÃO
É a maior lua de Netuno e o astro mais frio do sistema solar atingindo temperaturas de -235 °C. Além disso, possui uma história geológica bastante complexa : uma superfície bastante jovem e de aspecto rugoso, desfiguradas por bastante erupções vulcânicas, rápidos congelamentos no solo e repentina fundição, que gera uma rede de rachaduras enormes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário