sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O céu dessa noite terá um show com um eclipse lunar e a passagem de um cometa


À esquerda Lua cheia normal e a direita a Lua com o eclipse penumbral 
 
   Na noite dessa sexta-feira (10) e madrugada do sábado, dois fenômenos astronômicos vão atrair os olhares para o céu: a passagem do cometa 45P/  Honda- Mrkos- Pajdusáková e um eclipse penumbral da lua.
   O eclipse lunar deve ocorrer por volta das 20h, quando parte da lua ficará com menos brilho pela sombra da Terra. O fenômeno ocorre quando o nosso planeta se posiciona entre o Sol e a Lua.
   O eclipse será visível na maior parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, na Europa, na África e na Ásia Ocidental. No entanto, ele não deve encobrir a Lua, apenas escurece-la.
   "O melhor horário para se observar será às 22hs44m, mas por ser pernumbral, é muito difícil de ser notado, pois a alteração do brilho da Lua é muito sutil", explica a professora Sandra dos Anjos, do Instituto de Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas da USP.
 
 Imagem do cometa 45P/Honda-Mrkos-Padjusáková
 
   Além do eclipse, logo nas primeiras horas da madrugada do sábado o Cometa 45P/Honda-Mrkos-Padjusáková deve passar pela órbita da Terra. Mas calma, não se trata de um meteoro vindo em direção ao planeta.
   De acordo com a NASA (Agência Espacial Americana), ele deve passar a uma distância de quase 12 milhões de quilômetros. O objeto esverdeado será visível com o uso de binóculos e telescópios, no céu da manhã, na constelação de Hércules. Descoberto em 1948, este cometa aparece a cada 5 anos e tem estado visível desde dezembro, de acordo com os astrônomos. A próxima passagem do 45P ocorrerá em 2022.
   Mas se você não tem instrumentos, não fique chateado.
   No próximo dia 26 de fevereiro acontece um eclipse solar. O evento será parcialmente visível no Brasil e melhor apreciado para quem estiver ao Sul do país. Já o eclipse que ocorre em 21 de agosto deve ter melhor visualização nas regiões norte e nordeste.



   Com informações de: https://noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário