sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Principais eventos astronômicos que ocorrerá em 2017

"Este calendário de eventos celestiais da astronomia contém datas notáveis de eventos celestes, incluindo as fases da lua, chuvas de meteoros, eclipses, ocultações, posições, conjunções e outros eventos interessantes. A maioria dos eventos astronômicos sobre este calendário podem ser vistos a olho nu, embora alguns podem exigir um bom par de binóculos para melhor visualização. Muitos desses eventos e datas aqui utilizados foram obtidos do Observatório Naval dos EUA, a NASA /God dard Space Flight Center. Eventos por calendário são organizados por data e cada um é identificado com um ícone da astronomia como descrito abaixo. Os tempos indicados em um tempo universal Coordenado (UTC) deve ser convertido para uma hora local. Você pode usar o relógio UTC abaixo para descobrir quantas horas para adicionar ou subtrair para sua hora local."


Tempo Universal Coordenado (UTC)


03 e 04 de Janeiro: Chuva de meteoros Quadrantids.

As Quadrantids é uma chuva acima da média, com até 40 meteoros por hora no pico. Seu dia de pico é de 3 a 4 de Janeiro, mas alguns meteoros podem ser visíveis de 1 a 5 do mesmo mês. O quarto da Lua define no início da noite e dar um belo céu escuro para um show de manhã cedo. Melhor visualização será a partir de um local escuro depois da meia-noite. Procure por meteoros que irradia a constelação Bootes.


  • 12 de Janeiro : Lua Cheia.
A Lua estará enfrente à Terra e o Sol e será totalmente iluminada, vista da Terra. Esta fase ocorre às 11:34 UTC.


  • 28 de Janeiro: Lua Nova.
A Lua estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 00:07 UTC.


  • 11 de Fevereiro: Lua Cheia.
A Lua estará enfrente à Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 00:33 UTC


  • 11 de Fevereiro: Eclipse Lunar Penumbral.
Esse eclipse será visto durante a maior parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, o Oceano Atlântico, Europa, África e Ásia Oriental.


  • 26 de Fevereiro: Lua Nova.
A Lua estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 14:58 UTC.


  • 26 de Fevereiro: Eclipse Solar Anular.
A caminho de Annularity começará ao largo da costa do Chile e passará pelo Sul do Chile e o Sul da Argentina, em todo o Sul do Oceano Atlântico e na Angola e Congo da África. Esse eclipse solar será visível em todo o Sul da América e o Sudoeste da África.


  • 12 de Março: Lua Cheia.
A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 14:54 UTC.


  • 20 de Março: Equinócio de Março.
O Equinócio de Março ocorrerá às 10:29 UTC. O Sol vai brilhar diretamente sobre o Equador e haverá uma quantidade quase igual de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia da Primavera (Equinócio Vernal) no hemisfério norte e o primeiro dia de Outono (Equinócio de Outono) no hemisfério sul.


  • 28 de Março: Lua Nova.
A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 02:57 UTC.


  • 07 de Abril: Júpiter em posição.
O planeta gigante vai ter a sua maior aproximação à Terra e ele será totalmente iluminado pelo Sol. Esta é a melhor hora de fotografar Júpiter e suas luas.


  • 11 de Abril: Lua Cheia.
A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 06:08 UTC.

    • 21 de Abril: Chuva de meteoros Lyrids.
    Essa chuva produz  normalmente cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Esses meteoros podem produzir  trilhas de poeira brilhante que duram vários segundos. Essa chuva atinge seu auge de 21 a 22, embora alguns meteoros podem ser visíveis a partir de 16 a 25 do mesmo mês. A lua crescente não deve ser um problema para a visualização dessa chuva. Procure por meteoros que irradiam da constelação de Lyra depois da meia noite.


    • 26 de Abril: Lua Nova.
    A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 12:16 UTC.


    • 05 e 06 de Maio: Chuva de meteoros Eta Aquarídeas.
    A chuva de meteoros Eta Aquarídeas são um banho de Luz, geralmente produzindo cerca de 10 meteoros por hora em seu pico. Esse pico ocorre geralmente em 5 e 6 de Maio, porém vendo deve ser bom em qualquer manhã de 4 a 7 de Maio. O ponto radiante para essa chuva estará na constelação de Aquário. A lua crescente pode ser um problema este ano, obscurecendo todos, até os mais brilhantes meteoros com seu brilho. Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite , longe das luzes da cidade.

    • 10 de Maio: Lua Cheia.
    A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 21:42 UTC.


    • 25 de Maio: Lua Nova.
    A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 19:44 UTC.


    • 09 de Junho: Lua Cheia.
    A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 13:10 UTC.


    • 15 de Junho: Saturno em posição.
    O planeta dos anéis terá a sua maior aproximação à Terra e será totalmente iluminado pelo Sol. Esta é a melhor hora para ver e fotografar Saturno e suas luas.


    • 21 de Junho: Solstício de Junho.
    O Solstício de Junho ocorre às 04:24 UTC. O Pólo Norte da Terra será inclinado em direção ao Sol, que terá atingido a sua posição mais ao norte do céu e será diretamente sobre o Trópico de Câncer em 23.44 graus de latitude norte. Este é o primeiro dia de verão (Solstício de verão) no hemisfério norte e ao primeiro dia de inverno (Solstício de inverno) no hemisfério sul.


    • 24 de Junho: Lua Nova.
    A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 02:31 UTC.


    • 09 de Julho: Lua Cheia.
    A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 04:06 UTC.


    • 23 de Julho: Lua Nova.
    A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 09:45 UTC.


    • 28 e 29 de Julho: A Delta do Sul Chuva de meteoros Aquarídeas.
    Essa chuva também conhecida como A Delta do Sul Aquarídeas pode produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. O chuva atinge seu auge de 28 a 29 de Julho, mas alguns meteoros também pode ser vistos a partir de 18 de Julho à 18 de Agosto. O ponto radiante para esta chuva estará na constelação de Aquário. O brilho da lua não será problema para a visualização destes meteoros, deixando o céu escuro para um show de manhã cedo. Melhor visualização  geralmente é para o leste após a meia-noite a partir de um local escuro.


    •  7 de Agosto: Lua Cheia.
    A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 18:11 UTC.


    • 7 de Agosto:Eclipse Lunar Parcial.
    O eclipse será visível em quase toda a África Oriental, Ásia Central, no Oceano Índico e Austrália.


    • 12 e 13 de Agosto: Chuva de meteoros Perseidas.
    Perseidas é uma das melhores chuvas de meteoros para observar, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. Essa chuva atinge seu pico geralmente nos dias 13 e 14, mas você pode ser capaz de ver alguns meteoros a qualquer tempo a partir de 23 de Julho à 22 de Agosto. O ponto radiante para essa chuva será na constelação de Perseu. A lua minguante pode ser um problema esse ano, escondendo tudo, até os meteoros mais brilhantes com o seu brilho. Mas com até 60 meteoros por hora, isso ainda poderia ser um bom show. Encontre um local longe das luzes da cidade e olhe para o noroeste depois da meia-noite.


    • 21 de Agosto: Lua Nova.
    A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 18:30 UTC.


    • 21 de Agosto: Eclipse Solar Total.
    Este é um evento raro, uma-vez-em-uma-vida para os telespectadores nos Estados Unidos. O último eclipse total solar visível nos Estados Unidos ocorreu em 1979 e o próximo não será visto até 2024. O caminho da totalidade começará no Oceano Pacífico e viajará no centro dos Estados Unidos. O eclipse total será visível em algumas partes do Oregon, Idaho, Wyoming, Nebraska, Missouri, Kentucky, Tennessee, Carolina do Norte e Carolina do Sul antes de terminar no Oceano Atlântico. Um Eclipse Parcial será visível na maioria da América do Norte e partes do Norte da América do Sul.


    • 05 de Setembro: Netuno em posição.
    O planeta azul vai ter a sua maior aproximação à Terra. Esta é a melhor hora para ver Netuno, embora ele só vai aparecer como um pequeno ponto azul em todos, mas só será possível sua observação se você possuir um telescópio muito potente.


    • 06 de Setembro: Lua Cheia.
    A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 05:23 UTC.


    • 20 de Setembro: Lua Nova.
    A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 05:30 UTC.


    • 22 de Setembro: Equinócio de Setembro.
    O Equinócio de Setembro ocorrerá às 20h02min UTC. O Sol vai brilhar diretamente sobre o Equador e haverá e haverá quantidade quase igual de dia e noite em todo o mundo. Este também é o primeiro dia de Outono (Equinócio de Outono) no hemisfério Norte e o primeiro dia da primavera (Equinócio Vernal) no hemisfério Sul.


    • 05 de Outubro: Lua Cheia.
    A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 18:40 UTC.


    • 19 de Outubro: Lua Nova.
    A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 19:12 UTC.


    • 19 de Outubro: Urano em posição.
    O planeta azul-verde terá a sua maior aproximação à Terra e será totalmente iluminado pelo Sol. Esta é a melhor hora para ver Urano. Devido à sua distância, ele só vai aparecer como um ponto azul-verde pequeno em tudo, para ter uma boa visualização desse astro, um bom telescópio potente é essencial.


    • 21 e 22 de Outubro: Chuva de meteoros  Orionídeas.
    A Orionídeas é uma chuva média produzindo cerca de 20 meteoros por hora em seu pico, essa chuva geralmente tem o seu pico dia 21, mas é altamente irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentado em qualquer manhã de Outubro de 20 à 24, e alguns meteoros podem ser vistos em qualquer momento a partir de  17 à 25. A Lua crescente irá definir no início da noite desse ano, deixando o céu escuro para um show de manhã cedo. Melhor visualização será para o leste após a meia-noite. Certifique-se de encontrar um local escuro longe das luzes da cidade.


    • 04 de Novembro: Lua Cheia.
    A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 05:36 UTC.


    • 17 e 18 de Novembro: Chuva de meteoros Leonídeas.
    Essa é uma das melhores chuvas de se observar, produzindo uma média de 40 meteoros por hora em seu pico. A chuva em si tem um ano de pico cíclico a cada 33 anos, onde centenas de meteoros podem ser vistos a cada hora. A última delas ocorreu em 2001. A chuva atinge seu auge entre 17 e 18 de Novembro, mas você pode ver alguns meteoros de 13 e 20 do mesmo mês. A mostra desse ano será uma das melhores, porque a lua nova vai deixar o céu escuro de excelente visualização. Olhe para chuva irradiando a partir da constelação de Leão após da meia-noite.


    • 18 de Novembro: Lua Nova.
    A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 11:42 UTC.


    • 03 de Dezembro: Lua Cheia.
    A Lua estará enfrente a Terra e o Sol e será totalmente iluminada vista da Terra. Esta fase ocorre às 15:4 UTC.


    • 13 e 14 de Dezembro: Chuva de meteoros Gemínidas.
    Considerada por muitos como a melhor chuva de meteoros nos céus, as Gemínidas são conhecidas com a produção de até 60 meteoros por hora multicoloridas em seu pico. O pico da chuva ocorre geralmente em torno de 13 e 14 de dezembro, embora alguns meteoros ainda são visíveis de 06 à 19 de Dezembro. O ponto radiante para esta chuva estará na constelação de Gêmeos. A lua crescente vai aparecer em volta desse ano, mas não deve ficar no caminho do que poderia ser um grande show. Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite a partir de um local escuro.


    • 18 de Dezembro: Lua Nova.
    A Lua Nova estará diretamente entre a Terra e o Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 06:30 UTC


    • 21 de Dezembro: Solstício de Dezembro.
    O Solstício de Dezembro ocorrerá às 16:28 UTC. O Pólo Sul da Terra será inclinado em direção ao Sol que terá atingido a sua posição mais austral do céu e será diretamente sobre o Trópico de Capricórnio em 23.44 graus de latitude sul. Este é o primeiro dia de inverno (Solstício de Inverno) no hemisfério norte e o primeiro dia de verão (Solstício de Verão) no hemisfério sul.



    Estas informações e imagem foram retiradas do blog Explorador dos Céus: https://exploradordosceus.blogspot.com.br





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário