quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A explicação dos planetas serem redondos


A Terra parece uma grande bola azul, mas isso não é exclusivamente dela. Os planetas tem esse formato pela combinação de dois fatores: a força da gravidade e a sua massa. Todos os corpos do espaço se atraem entre si pela gravidade, que é maior quanto for maior a massa do planeta.
Na Terra, é essa força que faz com que fiquemos no chão e nos dá a impressão de que a Terra é plana. No início, quando a Terra tinha pouca massa, ela era disforme, podia ter qualquer formato, simplesmente uma rocha gigante, assim como os outros planetas. Entretanto, a atração gravitacional juntou mais massa ao planeta, aumentando o seu ''peso''.
Com o crescimento, a gravidade de um planeta fica tão forte, que tudo é esmagado em direção ao centro e o material que forma o planeta finalmente se distribui em forma de uma bola, uma vez que essa força puxa tudo para o centro.
No entanto, esses corpos celestes dificilmente tem o formato de uma bola perfeita, isso porque o movimento de rotação das estrelas e planetas costuma deformar seus polos. Os asteroides não são muito grandes e, por isso, não são arredondados: eles possuem formatos diversos.
Os planetas e as bolhas de sabão são redondos pelo mesmo motivo. A forma esférica é a mais estável da natureza, e por isso as partículas necessitam da menor quantidade de energia para chegar a esse formato. A esfera é tão estável pelo fato de que todos os pontos da superfície estão na mesma distância do núcleo. Se os planetas não fossem esféricos, a gravidade atuaria de uma maneira muito diferente em certos pontos de sua superfície.





Estas informações foram retiradas do blog MyBrain:https://mybrainsociety.blogspot.com.br/
Imagem retirada do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário