sábado, 14 de maio de 2016

Os 7 Exoplanetas mais parecidos com a Terra

A busca por planetas fora de nosso Sistema Solar (Exoplanetas) vem acontecendo a algum tempo, as expectativas de encontrar uma ''segunda Terra'' aumentaram desde 2011, quando encontraram um primeiro exoplaneta em zona habitável com supostas condições para abrigar vidas. Batizado como Kepler 22b, tal astro foi denominado um marco na história da astronomia. Até hoje, foram encontrados diversos exoplanetas em zona habitável, mas nenhum deles é uma ''cópia'' perfeita de nosso planeta, mas foram confirmados alguns candidatos:

Kepler 186f


Esse exoplaneta orbita uma estrela anã-vermelha chamada Kepler-186 localizada na constelação de Cisne a aproximadamente 500 anos-luz de distância de nosso planeta. Um fator importante é que esse exoplaneta foi o primeiro a ser descoberto do tamanho semelhante ao da Terra. Existente em uma zona habitável, há uma grande possibilidade dele possuir água em estado líquido. Sua grande descoberta foi em 17 de Abril de 2014 pela Sonda Espacial Kepler da NASA. Kepler 186f faz parte de um sistema de cinco exoplanetas, todos do tamanho quase semelhante ao da Terra. Embora todos sejam do mesmo tamanho, os outros quatro ficam próximos demais de sua estrela e são muito quentes, apenas Kepler 186f localiza-se na zona habitável da estrela Kapler 186.

Kepler 452b



Esse exoplaneta orbita uma estrela anã-amarela muito semelhante ao nosso Sol e localizada a 1.400 anos-luz de nosso Sistema Solar. Ele foi identificado pelo Telescópio Espacial Kepler e sua descoberta foi anunciada em 23 de Julho de 2015. Kepler 452b localiza-se na zona habitável de sua estrela, ou seja, em um local nem muito quente por está próximo demais dela e nem muito frio por estar longe dela, em uma zona propícia para conter água em estado líquido. Nele um ano corresponde a 385 dias terrestres. Ele é considerado uma ''superterra'', pois é 60% maior que o nosso planeta. Sua estrela-mãe situa-se na constelação de Cygnus.

Kepler 22b


Esse exoplaneta orbita uma estrela Classe-G Kepler-22 e está localizado a cerca de 620 anos-luz da Terra, sua estrela localiza-se na constelação de Cygnus. Descoberto pela Sonda Espacial Kepler da NASA em 5 de Dezembro de 2011, esse exoplaneta foi o primeiro a ser descoberto em uma zona habitável de uma estrela fora de nosso Sistema Solar. Um ano em nosso planeta é cerca de 290 dias em Kepler 22b, sua massa e composição ainda não foram determinadas.

KOI 172,02


Descoberto através do Telescópio Espacial Kepler em 7 de Janeiro de 2013. KOI 172,02 é um exoplaneta que situa-se a 140 anos-luz de distância, ele é maior que o nosso planeta e se encontra na zona habitável de sua estrela podendo abrigar água líquida em sua superfície. Esse exoplaneta é 1,5 maior que a Terra, mas um ano nele é mais curto do que em nosso planeta, apenas 242 dias. Cientistas estimulam que sua temperatura é quase igual a nossa só que um pouco mais fria, mesmo assim, a possibilidade de ter água líquida é muito grande, aumentando a hipótese de possuir vidas extraterrestre.

Gliese 667 Cc


Esse exoplaneta orbita uma estrela pertencente a um sistema estrelar triplo chamada de Gliese 667. Estando localizado na zona habitável de sua estrela localizada à 22 anos-luz da Terra, esse exoplaneta é o mais promissor de se encontrar vidas semelhante à nossa. Gliese 667 Cc tem um pouco mais de 4 vezes a massa da terra e um ano aqui corresponde a 28 dias nesse exoplaneta, cientistas ainda não tem certeza se ele é rochoso ou não.

Kepler 69c


Esse exoplaneta também confirmado como uma ''superterra'', é cerca de 70% maior que a Terra. Ele orbita uma estrela-anã vermelha chamada Kepler 69, situada na constelação de Cygnus cerca de 2.700 anos-luz de distância da terra. Ele foi descoberto pelo Telescópio Espacial Kepler em 7 de Janeiro de 2013. Kepler 69c esta localizado na zona habitável de sua estrela, estando propício a água em estado líquido e vidas extraterrestre.

Kepler 62f


Esse exoplaneta também é outro considerado uma ''superterra'' e está localizado na zona habitável de sua estrela anã-laranja, a Kepler 62. Ele situa-se à 1.200 anos-luz de distância da Terra em plena constelação de Lyra. Kepler 62f é 40% maior que a Terra e um ano nele corresponde a 267 dias. Nele pode conter água líquida propícia a vida extraterrestre.






Fontes: estas informações foram retiradas dos sites wikipédia e Galeria do Meteorito
https://pt.wikipedia.org/
http://www.galeriadometeorito.com/
Imagens retiradas do Google Imagens



Nenhum comentário:

Postar um comentário