Estrela Anã Branca
Esse tipo de estrela costuma ser menor que as outras estrelas comuns, porém, tem um brilho pequeno se comparado com as demais. Ela representa o estágio após a morte de uma estrela que não era massiva o suficiente para virar uma supernova, e que acabou se transformando em uma nebulosa planetária
Estrela anã Vermelha
Uma estrela anã vermelha é uma estrela pequena e relativamente fria da sequência principal. As anãs-vermelhas constituem a vasta maioria das estrelas e sua massa é menor que a metade da massa do Sol. As anãs vermelhas são estrelas de muito baixa massa, inferior a 40% da massa do Sol.
Estrela anã Marrom
A estrela anã Marrom ou anã Castanha tem uma baixa luminosidade e não consegue iniciar a fusão do hidrogênio em seu núcleo. Sendo a sua massa superior a de um planeta, mas não tão massiva como a de uma estrela, as anãs marrom são consideradas estrelas fracassadas. Por causa dessa característica são vistas como ''elo perdido'' entre planetas gigantes gasosos e estrelas.
Estrelas anãs Amarela
As estrelas anãs amarelas de classe G, essas estrelas tem entre 0,8 e 1,2 massas solares, sua temperatura superficial é entre 5300 e 6000 K. Com outras estrelas da sequencia principal, uma anã amarela está em um processo de conversão de hidrogênio para hélio em seu núcleo para a fusão nuclear. O Sol é o exemplo mais conhecido da anã amarela.
Estrelas anãs Azul
A anã Azul tem a sua classe hipotética de estrelas que se desenvolvem a partir de uma estrela anã vermelha após esta ter esgotado muito o seu abastecimento de combustível de hidrogênio. Uma vez que estrelas anã vermelhas fundem lentamente seu hidrogênio e são totalmente convertidos ( permitindo sua maior percentagem do seu abastecimento de hidrogênio total a ser fundida). O universo não está velho o suficiente para qualquer anã azul ter se formado ainda. Sua existência é previsto com base em modelos teóricos.
Estrelas anã Laranja
As estrelas anã Laranja pertencem a classe espectral K e luminosidade V, sua expectativa de vida está de 15 a 30 bilhões de anos. Esta entre classe espectrais G (como o Sol) e M (como próximo a Centauri). Com massa de 0,5 e 0,8 a massa do Sol e temperatura superficial entre 3.900 e 5.200 K.
Outro tipo de estrelas anãs são as pretas ou negras, que são estrelas anãs brancas que se resfriaram a muito tempo e perderam todo o seu calor e sua luz, esse processo da estrela branca perder a sua luz pode ocorrer a 13,7 bilhões de anos, período da existência de todos os corpos celestes, não se espera que alguma anã negra já exista no universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário