Kepler 10b: O menor planeta
Kepler 10b foi o primeiro planeta descoberto fora de nosso sistema solar, também conhecido como o menor planeta fora do nosso sistema solar por ser apenas 1,4 vezes maior que a terra, sendo rochoso, esse planeta se encontra a 564 anos-luz da terra e estimulasse que ele tenha 12 bilhões de anos de existência
trES-4: O maior dos Planetas
Considerado o maior planeta já descoberto por ser 70% maior que Júpiter trES-4 está localizado a uma distancia de 1.435 anos-luz da Terra, sua atmosfera é extremamente quente podendo chegar 1,3 mil °C, esse planeta leva em torno de 3,55 dias para dar uma volta em torno de sua estrela mãe.
Epsilon Eridane b: o planeta mais próximo
considerado o mais próximo da Terra por está a uma distancia de aproximadamente 10 anos-luz, podendo ser visto por telescópios, é um planeta de cor laranja que orbita a constelação de Eridanus. Foi descoberto em 7 de agosto de 2000.
Corot-7b: o mais vulcânico
primeiro planeta rochoso descoberto, Corot-7b é composto de água em forma de vapor, expelido pelos grandes vulcões, sua temperatura chega a 1.000 ° C , tendo aproximadamente 17 do diâmetro da terra, esse planeta esta a 490 anos-luz de distância da Terra.
Ogle 2005 BLG 390LB: O mais distante e frio
situado a uma distancia de aproximadamente 28.000 anos-luz da Terra, considerado o mais distante até agora, esse planeta orbita uma estrela anã vermelha e já foi considerado o mais parecido com a Terra, sua massa é de 5,5 vezes a do nosso planeta. Devido a sua grande distância da sua estrela, esse planeta é tão frio que pode chegar a -220 °C, considerado o mais frio até hoje, cientistas suspeitam que esse planeta pode ser rochoso.
Wasp-12b: O mais quente
É o planeta mais quente já descoberto, isso acontece porque ele é o mais próximo de sua estrela, sua temperatura chega a 2.200°C, sua massa é 39% maior que a de Júpiter, seu período orbital é de um dia e está situado a uma distancia de 3.400 km de sua estrela mãe, sendo o planeta mais próximo de sua estrela já descoberto, sua distancia para Terra é de 870 anos-luz.
Kapteyn b : O mais velho
Esse planeta é o mais velho do universo, ele tem 12 bilhões e 700 milhões de anos, sendo 8 bilhões de anos mais velho que a Terra, esse planeta se formou a 2 bilhões de anos após o Big Bang (nome dado ao inicio de todas as criações do universo).
XO-3b: O mais inclinado
A maioria dos planetas orbitam um plano que correspondem ao equador de sua estrela-mãe, porem, a orbita desse planeta tem uma inclinação de 37 graus com relação ao equador de sua estrela. O único outro exemplo conhecido de uma orbita tão inclinada era o de Plutão que depois foi considerado na classe de planeta anão.
Sweeps-10: O planeta mais rápido
Esse planeta orbita uma estrela de uma distância de apenas 1.190.914,00, tão perto que um ano no planeta corresponde a 10 horas terrestre, esse planeta pertence a uma nova classe de planetas chamados de ''planetas de ultra-curto período'', que tem orbita de menos de um dia.
GJ 1214b: O planeta d'agua
Esse é um planeta rochoso rico em água que fica cerca de 40 anos-luz de distancia da Terra, ele orbita uma estrela anã vermelha, é o único ''super-terra'' confirmado que tem uma atmosfera, o planeta possui cerca de 3 vezes o tamanho da Terra e 6,5 mais massa, cientistas suspeitam que esse seja um planeta constituído somente de água e que tem um núcleo sólido.
Wasp 18b: O planeta mais perigoso
Esse planeta descoberto por astrônomos pode está com seus dias contados, ele completa uma orbita em torno de sua estrela em menos de um dia, os cientistas acreditam que essa velocidade juntamente com os fortes puxoes gravitacionais podem alterar sua orbita, se o planeta orbita mais rápido que a rotacão de sua estrela ele ia ser atraído na direção de seu sol, e a condenação é quase certa.
trES-2b: O planeta mais escuro
Esse distante planeta é mais escuro que carvão, esse planeta é do tamanho de Júpiter, menos de 1% da luz que incide sobre ele, tornando-se mais negro que qualquer outro planeta ou Lua em nosso sistema solar, ele está a 750 anos-luz da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário