segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cometa 17p/Holmes


O cometa foi descoberto por Edwin Holmes em 6 de novembro de 1982. Quando descoberto, o cometa teve uma magnitude de quatro ou cinco. A descoberta, que ocorreu enquanto Holmes realização de observação regulares da galaxia andrômeda. Ocorreu graças a um evento semelhante ao um presente, o que levou a um aumento no brilho de magnitude 4 ou 5 por várias semanas.
A orbita elíptica foi calculada pela primeira vez de forma independente de Heinrich Kreutz  e George Mary  Searle, Ele periélio data posterior, e o período orbital de 6,9 anos foi estabelecida. Em 1899 a 1906 foram observadas aparições do cometa. Em seguida, desapareceu até que o seu regresso de 16 de Julho de 1964. Desde então, as aparições do cometa foram observadas em cada retornar o mesmo
No segundo semestre de 2007, o cometa estava a uma distancia de 240 milhões de quilômetros da Terra, para poucos mais de  1,5 UA, o cometa passou o periélio, mais próximo do sol em sua orbita, a cerca de 300 milhões de quilômetros da que, em 20 de Maio do mesmo ano.

O tamanho inacreditável de 17p/Holmes

Esse cometa é muito grande e facilmente localizável. Recentemente uma comparação mostrava que o tamanho de Holmes era superior a metade da lua cheia e continuava crescendo. Mas por incrível que pareça, ninguém imaginava que chegasse a tanto, Holmes é gigante e já ultrapassou o tamanho do sol.


No entanto, é sempre importante lembrar que a afirmação não se refere propriamente ao corpo do cometa, que segundos as ultimas afirmativas, é de 3,7 quilômetros, e sim a nuvem de poeira que se estende ao redor do núcleo, chamada de ''coma'' , que desde 23 de Outubro não para de crescer.
O que diferencia esse cometa dos demais é que a nuvem de poeira gelada a sua volta é quase esférica. Visto de um telescópio parece um planeta, com uma tênue camada de atmosfera que empresta ao astro uma forma nebulosa. Mesmo utilizando um telescópio modesto a nuvem de poeira se apresenta maior do que o campo de visão da objetiva.

''17p/Holmes  é um cometa periódico, que visita a Terra a cada 6,8 anos''

Nenhum comentário:

Postar um comentário