sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A família Gliese

Fora os planetas classificados como Kepler, existe também os planetas Gliese que são considerados de zona potencialmente habitável por conter água em estado liquido, são necessário dezenas ou centenas de anos-luz para chegar lá viajando na velocidade na luz.

GLIESE 163c



Gliese 163 c ou abreviadamente Gl 163 c é um potencial exoplaneta habitável, orbitando a anã vermelha Gliese 163. Está situado a aproximadamente 49 anos-luz da Terra na constelação Dorado. Nesse sistema planetário já foi descoberto 3 planetas. Com uma massa de 6.9 a da Terra, foi classificado como uma Super-Terra. Porém, pensa-se que não haja vida complexa (inteligente), devido às temperaturas altas.


GLIESE 682c


Gliese 682c é um planeta que orbita a solar adcional anã vermelha Gliese 682. É considerado para ser um super-terra. O planetatem uma massa 4,4 ME e um raio de ~1,5 RE o rochoso do planeta foi umdos quatros descobertos por pesquisadores da universidade de Hertfordshire foi descoberto dia 4 de marco de 2014 o planeta na descoberta era o planeta mais proximo segundo conhecido no assim chamada zona de Goldilocks foi tambem a setima maior pontuação ESI de 0,59. Ele orbita a GLIESE 862 em 0.176AU em uma orbita quase circular cada 57,3 dias.


GLIESE 581g


Gliese 581 g  é um dos pelo menos seis planetas extrassolares encontrados em órbita de Gliese 581, uma estrela anã vermelha M3V a 20,3 anos-luz de distância da Terra, na Constelação de Libra (Balança).
A descoberta de Gliese 581 g foi anunciada em 29 de setembro de 2010, e acredita-se ser o planeta mais semelhante à Terra, e o melhor candidato exoplaneta com potencial para abrigar vida encontrada até hoje.
Gliese 581 g é um dos seis planetas do sistema em torno da estrela Gliese 581 (uma anã vermelha, que fica na Constelação de Libra), tem uma massa três vezes superior à da Terra e parece ser rochoso. Orbita a sua estrela a uma distância que o coloca bem no centro da chamada “zona habitável”, onde a água poderá existir em estado líquido à superfície do planeta. Se Gliese 581 g possuir uma composição rochosa semelhante à da Terra, seu diâmetro pode ser estimado entre cerca 1,2 a 1,4 vezes superior ao da Terra, portanto terá gravidade suficiente para conseguir reter a sua atmosfera.                                                                                                                                                                                         GLIESE 180b


O planeta orbita dentro da zona habitável de Gliese 180 estrelas, com um periodo orbital de apenas 17,4 dias. É uma super terra, com um mínimo de massa 8,30 vezes maior que a da terra e um raio estimado de 1,89. Portanto, se rocha, a gravidade do planeta seria significativamente mais elevado.Estimou-se que a sua semelhança à Terra é de 75%. Sua temperatura média, assumindo que as condições atmosféricas como na Terra, seria de 39 ° C (na terra são de 15 ° C), mas deve ter uma temperatura mais elevada porque ter ainda mais gravidade, o planeta deve pegar uma camada mais densa da atmosfera na Terra, e como um resultado, a temperatura deve ser maior.
GLIESE 180c
Não ha muitas informações sobre esse planeta tudo que sabe é que ele orbita na estrela Gliese 180, mas foi comprovado devido sua localização que nele é possivel habitar vidas.
GLIESE 422b
 Gliese 422 b é um exoplaneta orbitando não confirmado anã vermelha Gliese a 422 ( estrela Innes ' ) . Gliese 422 b foi descoberto em 2014. Ele tem uma massa de dez vezes maior que a Terra e, portanto, pode ser uma mega- Terra se sólido ou um mini- Netuno se gasoso.Ele está localizado dentro da zona habitável circumstellar (HZ ) de Gliese 422, que se estende desde 0,11 a 0,21 unidades astronômicas . Semi-eixo maior Gliese 422 b é de 0,119 + 0,014 -0.011 Unidades astronômicas e seu período orbital é 26,161 + 0,082 -0.098 dias terrestres.Devido à sua elevada massa , Gliese 422 b é um candidato pobre para a vida, porque acima de 7 massas terrestres , toda a água líquida poderia ser compactado em um estado sólido.



              
GLIESE 581d

           
Gliese 581 d ou Gl 581 d é um planeta extrassolar que orbita a estrela Gliese 581, a aproximadamente 20 anos-luz daTerra na constelação de Libra. É o terceiro planeta descoberto no sistema o quinto em distância à estrela. Devido à suamassa, que é de cerca de 6,98 vezes a da Terra,[2] o planeta é classificado como uma Super-Terra. Em abril de 2009, novas observações pela equipe de descoberta concluíram que o planeta está no limite da zona habitável, onde a água pode existir.


GLIESE 667C c


Gliese 667 Cc é um exoplaneta que orbita uma estrela pertencente a um sistema estelar triplo e com baixa quantidade de elementos mais pesados que o hélio, conhecida como Gliese 667. O planeta é até agora o mais promissor para se encontrar vida semelhante à nossa. Ele tem 4,39 vezes a massa da Terra e está na zona habitável, com temperatura capaz de abrigar água em estado líquido. Está a 22 anos-luz da Terra e orbita sua estrela em 28 dias. O estudo foi publicado em fevereiro de 2012 pela revista Astrophysical Journal Letters.
A descoberta prova que planetas rochosos podem se formar mesmo com estrelas de baixa metalicidade. A estrela é uma anã vermelha bem mais fria e pálida que o Sol, mas o planeta se situa a pouca distância, por isso recebe energia suficiente para a vida. Grande parte da luz é absorvida na faixa do infravermelho, garantindo temperaturas para manter a água em estado líquido. É esse tipo de planeta que os astrônomos procuram atualmente.
GLIESE 667C e
Gliese 667 Ce é um planeta extrassolar que orbita em torno da estrela Gliese 667 C, que é um membro do sistema estelar triplo Gliese 667 localizado a uma distância de 22,7anos-luz (6,97 pc) a partir da Terra, nas proximidades da constelação de Scorpius. É um pouco menos maciço do que Gliese 667 Cc. Ele é uma superterra que está localizado na zona habitável do sistema estelar. Seu fluxo estelar é cerca de um terço do da Terra, mas pode hospedar uma quantidade substancial de água líquida na superfície se gases de efeito estufa estão presentes suficientemente.Gliese 677 Ce é uma superterra com uma massa de cerca de 3,12 vezes a massa da Terra e seu raio é 1,52 vezes ao raio da Terra. Está localizado na zona habitável de sua estrela Gliese 667 C, com um período orbital sideral de cerca de 62 dias. O planeta tem uma semelhança com a Terra de 60% (Marte é de 64%). Embora seja considerado possivelmente dentro da zona habitável, o planeta é muito frio. Supondo que ele tenha a mesma densidade atmosférica que a Terra, sua temperatura média seria de -49 °C, muito mais frio do que a da Terra, com 15 °C.

GLIESE 667C f

                                             
 Não há informações convcretas sobre esse planeta, mas tudo indêntifica que ele é muito similar ao Gliese 66C c e Gliese 66C e pois orbita na estrela Gliese 667 em zona habitável.
 
                                    GLIESE 832c
                                          
                                            



Gliese 832c é o exoplaneta mais recente nessa vaga de descobertas.Gliese 832c é uma super-Terra (tem pelo menos 5,4 vezes mais massa que a Terra) potencialmente habitável que se encontra a cerca de 16 anos-luz de distância da Terra (quase no nosso “quintal”), em órbita da estrela anã vermelha Gliese 832.Já se sabia que a estrela Gliese 832 tinha na sua órbita Gliese 832b, um planeta exterior similar a Júpiter. Como Gliese 832 é uma anã vermelha, então a sua Zona Habitável fica muito mais perto do que a zona ao redor do nosso Sol.Assim, Gliese 832c encontra-se perto da estrela-mãe, tendo uma órbita (ano) que dura somente 36 dias.De resto, pouco mais se sabe sobre o planeta.Pode ter uma atmosfera rarefeita como Marte, ou uma atmosfera média como a Terra, ou ter uma atmosfera bem densa como Vénus.Supondo que tem características “ideais”, que o levam a ter uma temperatura média similar à Terra, mesmo assim, devido à excentricidade da sua órbita, deverá ter grandes mudanças de temperatura e potenciais flutuações atmosféricas extremas.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário